Tortei de moranga: A típica receita da Nona Italiana

O tortei nasceu em berços italianos, mais precisamente, na região da Lombardia. No Brasil, o tortei está presente nos jantares da família, no cardápio dos restaurantes, nas festas das comunidades, enfim, está em todas as mesas das famílias típicas italianas.

Essa receita tem o gostinho da infância, do cuidado da vó com seus netos, e principalmente, da delicadeza do trabalho manual ao rechear e fechar cada tortei.

Resgatando as lembranças, registramos aqui, uma receita de tortei de moranga que fará você viajar no tempo da infância.

Tortei de moranga

Ingredientes

Recheio

  • 300 g de moranga
  • Farinha de rosca
  • Noz-moscada
  • Sal e pimenta

Massa

  • 200 g de farinha de trigo
  • 2 ovos

Finalização

  • Molho (escolha o seu preferido)
  • Queijo mussarela

Modo de fazer

Recheio:

  1. Descasque a moranga, corte em cubos, envolva com papel alumínio e leve para assar em forno médio até que fique bem macia.
  2. Coloque a moranga pronta em uma travessa, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente a quantidade necessária de farinha de rosca para obter um purê e retirar o excesso de umidade. Reserve.

Massa:

  1. Misture a farinha com os ovos e amasse até obter uma massa homogênea e firme. Deixe a massa descansando por 20 minutos. Em seguida abra a massa com um rolo sobre uma bancada polvilhada com farinha.
  2. Com a massa aberta corte retângulos de aproximadamente 10 cm x 5 cm, acomode um pouco de purê de abóbora e feche usando um garfo. Assim você obterá torteis de aproximadamente 5 cm x 5 cm, feche os torteis pressionando as bordas com um garfo, acomode-os sobre uma forma enfarinhada e reserve.

Cozimento: 

  1. Leve ao fogo uma panela com água e sal, assim que estiver fervendo acrescente os torteis e cozinhe até que a massa fique cozida, mas ao dente.

Montagem: 

1. Passe uma fina camada de molho no prato, acomode uma camada de tortei, polvilhe um  pouco de queijo e repita a operação até acabar a massa. A última camada deve ser de molho e queijo.

A Arke possui dois modelos de masseiras que lhe ajudarão da produção da massa para o tortei. Conheça no site nossos produtos: https://www.arke.com.br/maquinas-massa-arke

Comentários

Comentários

Tags Relacionadas
Talvez você goste
Comentários

Os comentários estão fechados.