Mamma mia! 5 curiosidades da gastronomia italiana

Quando se pensa em boa comida e uma mesa farta, logo se pensa na gastronomia italiana. A gente pensa que sabe tudo, é muita pizza, massa e vinho. Mas aí que você se engana – ou será que não? Dê um passeio nesse mundo de sabores e veja nossa seleção de curiosidades sobre a culinária da Itália.

1- Culinária típica italiana?

A comida italiana geralmente é associada à massa, vinho e molhos. Isso não está errado, mas a gastronomia na Itália é bem mais ampla. Cada região tem sua própria comida e pratos típicos, e só para ter uma ideia são mais de 20 regiões. Um exemplo disso é o famoso queijo parmesão, que tem o nome original de Parmigiano-Reggiano, pois é exclusivo da região de Parma e de Reggio-Emilia, ou como no caso da linguiça toscana, que é feita na região de Toscana. A comida que você come em Roma, dificilmente será encontrada na Florença. Esse é um fato interessante que pouca gente sabe, mas é justamente o que esse valor gastronômico do país, que é rico em diversidade culinária.

 

2- Massa para todo dia!

Não é brincadeira não: na Itália existe mais de 450 formas de massa! Dá para comer uma diferente a cada dia durante um ano e ainda assim não repetir! São duas categorias principais de massa curta, como rigatoni, penne, farfalle e etc, ou longa, como spaghetti, bucatini, linguini, etc. Há também duas diferenças entre as massas: algumas são chamadas de “liscia pasta”, que são lisas, e as “regate penne”, que são franzidas e tem os vincos que permitem mais absorção de molho.

Falando em massa, já conhece as máquinas da Arke? Com 5 funções e 7 trefilas de massa, a Sova Fácil (massas de até 3kg) e a Multi Mix (massas de até 5kg) dão um show na cozinha dos apaixonados pela legítima pasta caseira!

 

3- Sorvete napolitano

Quase todo mundo sabe que Nápole é uma cidade da Itália, e muita gente também acredita que o famoso sorvete napolitano nasceu lá. Só que não! O sorvete napolitano de 3 sabores (chocolate, creme e morango) foi originado nos Estados Unidos no final do século XIX, como uma referência aos bolos de sorvete de 3 camadas criados por Giuseppe Tortoni, italiano dono de um café muito popular em Paris na época.

Mais uma curiosidade sobre os sorvetes: na Itália são divididos em 3 categorias: sorvete, gelato e sorbet. O sorbet é feito sem leite, a base de água, o sorvete é feito com leite, e o gelato é o artesanal não industrializado, sempre fresco e não pode ser congelado. De qualquer jeito, sempre é bom, não é?

 

4- O país do… queijo?

Sim! Na Itália há mais de 400 tipos de queijos, cada região produz um tipo mais característico. São muitas variedades, alguns feitos com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, e outros apenas como soro de queijo – como a conhecida Ricota. Entre os queijos italianos mais conhecidos no mundo pode-se citar Gorgonzola, provolone, parmesão e Mussarela. Quase todos os que nós conhecemos, não? Além disso, a Itália também é campeã em produzir presuntos, tendo diversos tipos. Agora fica fácil saber porque a pizza deu tão certo por lá!

 

5- A lista acaba em… pizza!

A pizza surgiu no Egito, porém, até hoje é um símbolo da Itália. E bom, não faltam motivos para isso. Em 1889, o chef Taffael Esposito criou uma receita para homenagear a rainha italiana Margherita Maria Teresa Giovanna di Savoia, que visitava a região de Nápole após a reunificação do país. A receita era nada mais nada menos uma pizza que viria a ser conhecida no mundo todo: Margherita, que leva tomate, manjericão e queijo, representando as cores da bandeira italiana. Com tantos ingredientes deliciosos, sendo o país do queijo, da massa, dos principais temperos e dos melhores embutidos do mundo, a pizza acabou sendo conhecida como prato típico dos italianos mesmo tendo sido criada no Egito.

 

Para conferir receitas e curiosidades gastronômicas como esta, siga nossas redes sociais e inscreva seu e-mail em nosso site. Você não vai querer perder o conteúdo incrível que estamos preparando para você!

Conheça também os nossos produtos em nossa loja virtual, cadastre-se e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra!

 

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Comentários

Comentários

Tags Relacionadas
Talvez você goste
Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *