BURRITO – A ESTRELA DA COZINHA MEXICANA

Nos últimos tempos, os quitutes latinos têm ganhado destaque no cenário gastronômico nacional, principalmente em São Paulo. Contudo, um deles, vindo do México, já é um velho conhecido dos brasileiros: o burrito, aquela tortilla de farinha que é servida enrolada e recheada, normalmente, com carne ou frango. Tudo bem temperado e, muitas vezes, picante.

E se você costuma confundir burritos com tacos, outra especialidade do país, tudo bem – segundo o restaurateur mexicano Hugo Delgado, eles são relativamente parecidos. A diferença é o formato (os burritos parecem um cilindro), e a massa (tortilla) utilizada: nos tacos, ela é de milho, e não farinha.  Por conta disso, o burrito também é conhecido como “taco de farinha”.

A origem não é bem definida, mas dizem que a iguaria foi criada na cidade de Juarez, no norte do México, bem pertinho da divisa com os EUA. Durante a Revolução Mexicana, em 1910, um homem decidiu preparar uma grande tortilla (o disco de farinha de trigo) para embrulhar sua comida e mantê-la quente. E, de lá pra cá, a “trouxinha” só se popularizou e ganhou várias releituras.

A proximidade com os Estados Unidos fez com as influências atravessassem a fronteira, misturando-se à cultura mexicana – e até os burritos ganharam toques americanos, em versões maiores e mais recheadas (carne, guacamole, queijo e diversas outros ingredientes), enquanto os mexicanos costumam ser menores e com recheio mais, digamos, “minimalista”. Vale lembrar também que, sozinhos, os burritos originais não são, necessariamente, uma refeição. O legal é pedir várias comidinhas diferentes para ficar satisfeito.

Burrito-Chipotle-Pork-Egg.jpeg

Faça você também esta deliciosa, simples e fácil Receita de Burritos mexicanos.

Ingredientes

1/3 de xícara de de chá de óleo
1/4 de xícara de chá de cebola picada
1 dente de alho amassado
Pimenta a gosto
250 g de molho de tomate
4 xícaras de chá de feijão cozido
2 xícaras de chá de carne de galinha cozida e desfiada
1 1/2 xícara de chá de queijo ralado

Modo de Preparo

Junte 1 colher de sopa de óleo à mesma frigideira onde foram feitas as tortillas. Acrescente a cebola e o alho.
Frite até que a cebola doure e acrescente a pimenta. Junte o molho de tomate e aqueça. Acrescente 1 xícara de feijão e amasse bem com um garfo. Junte mais um pouco de óleo e mais um pouco do feijão, aquecendo e amassando novamente e continue até terminar o óleo e o feijão. Divida o frango em 12 porções. Coloque 1 porção no meio de cada tortilla. Cubra com umas 3 colheres de sopa da mistura de feijão. Salpique com 1 colher de sopa de queijo ralado. Dobre um lado da tortilla sobre o recheio. Dobre o outro lado por cima. Dobre as duas outras extremidades para formar um embrulho.

Agora é só saborear esta gostosa, simples e fácil Receita de Burritos mexicanos.

Rendimento: 4 a 6 porções

Comentários

Comentários

Tags Relacionadas
Talvez você goste
Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *