13 DE MAIO – DIA DO CHEF DE COZINHA

Há quem pense que ser Chef de Cozinha é fácil, afinal passa o dia rodeado de comidas deliciosas. Mas na verdade não é bem assim, ser Chef é uma profissão que exige tanto ou mais que muitas outras profissões que não envolvem a gastronomia. Por isso, é preciso ter muito, mas muito amor mesmo pela profissão, afinal o chef passa a maior parte de seu tempo dentro de lugares fechados com temperaturas acima de 30ºC. Eles trabalham quando a maioria das pessoas estão relaxando e chegam a ficar 10 e até 14 horas em pé. O trabalho é intenso, rápido e exige atenção/perfeição sempre. Cortes e queimaduras não demoram muito para acontecer ou se repetir. Além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ser amigo do tempo, pois qualquer segundo pode ser fatal.

Mesmo com tanto trabalho, certamente é uma profissão apaixonante, afinal só cresce o número de estudantes de gastronomia e de cozinheiros que buscam se aperfeiçoar até tornarem-se um Chef. O número de alunos mais que triplicou nos últimos 10 anos, passou de 2.967 para mais de 10 mil.

O que podemos constatar também é que ser chef hoje é muito diferente do que era há uma década. Chefs eram apenas personagens invisíveis e que se escondiam atrás de um fogão, produzindo pratos gloriosos, mas sem muito reconhecimento por parte de seus clientes. Hoje toda essa dinâmica mudou e, na maioria das vezes, os chefs tornaram a razão de você ir a um restaurante.

Porém, o ritmo e a rotina difícil da vida de um chef não mudou.  Por isso, merecem reconhecimento e parabéns neste dia 13 de maio e em todos os outros dias do ano. Afinal, o que seria de nós e do nosso paladar se não fossem os Chefs? Se não fosse eles não entenderíamos o significado de “cozinhar com amor”, dar importância aos detalhes e se duvidar, nem vidrados em programa culinários ficaríamos.

O Chef Fernando Capella Reis afirma que “Cozinhar é como um espetáculo: É preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé”, mas hoje, quem merece os aplausos são todos os chefs que nos encantam diariamente em todas as refeições.

Comentários

Comentários

Tags Relacionadas
Talvez você goste
Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *